sábado, 28 de março de 2015

Como leem os teus olhos*?

Sendo cada vez maior o número de livros (e não só!) que temos disponíveis em formato digital, gostaria de saber a vossa opinião sobre a utilização deste formato.
Usam? Gostam? Têm preferência por um ou outro formato consoante o tipo de documento?  Imprimem para ler?  Os livros em papel vão acabar?
 
Digam lá os vossos quês e porquês!
(É só clicar nos "comentários" aí em baixo.)
*se não lês com os olhos, a tua opinião é importante, também!
imagem de: https://euniceyou.wordpress.com/

12 comentários:

  1. Olá!
    Uso e gosto do formato digital. Umas vezes imprimo, outras não, depende do contexto. Cada vez vou lendo mais sem imprimr, isto tem acontecido gradualmente.

    ResponderEliminar
  2. Olá!
    Também eu uso e gosto do formato digital, mas....imprimo quase sempre. Os livros em papel acabarem??? para mim não porque eu adoro-os.

    ResponderEliminar
  3. Desde já um abraço de agradecimento ao António e à Fátima :)
    Quando falamos dos digitais, a opção imprimir tem muito a ver com o lugar onde os podemos ler, não?

    ResponderEliminar
  4. Olá Sónia,
    Uso o formato digital para muitos documentos, mas ainda sou das "antigas" que gosto de imprimir alguns artigos para sublinhar e escrever notas. Os livros em papel nunca vão acabar, o prazer da leitura folheando é outro... No entanto, grande parte do meu trabalho quotidiano é na base do digital/informática.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grata pela tua presença, Graça.
      Lemos de lápis-na-mão... E é a tal questão do tipo de literatura: matérias de estudo obrigam a isso - ao dissecar do texto. ;)ss

      Eliminar
  5. Eu adoro comprar um livro e folheá-lo. Em formato digital por um lado torna-se mais económico, na medida em que imprimimos e podemos consultar sem imprimir, mas por outro lado senão imprimirmos e lermos no PC a nossa visão (olhos) sofrem consequências.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É muitas vezes o cansaço visual que obriga à impressão. Quem passa todo o dia à frente de um monitor tem de fazer pausas em texto em papel...
      Agradeço o teu testemunho, Isabel. :)ss

      Eliminar
    2. Leio muita informação no monitor: notícias, artigos de opinião, pensamentos, etc... A minha preferência continua a ser livro físico. Muitos dos que leio estão disponíveis para descarregar, mas imprimir está fora de questão.

      Eliminar
    3. Grata pelo teu depoimento, M. Cavaleiro ;)

      Eliminar
  6. Leio muito. Cada vez mais! Disperso-me muito, algum défice de concentração e memorização, leva com que eu imprima tudo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sandra, quando falamos de textos de estudo, penso que, apesar de podermos colocar notas nos formatos digitais, há algumas condicionantes de dispositivos ou locais de leitura que nos levam a seguir o método papel...

      Eliminar
  7. Olá :)
    Eu leio muito em formato digital, a profissão assim obriga, além de que nos dias que correm praticamente tudo está ao alcance de um click. Mas adoro o papel, adoro folhear um livro em papel, todas as noites leio uma história ao meu filhote e sempre em formato papel. Contudo, creio que o livro em papel qualquer dia passará a peça de museu. Nos dias que correm, são poucos os miudos que leem e com a facilidade de acesso à informação através da WEB, não vejo futuro risonho para o livro de papel. Carla Freire

    ResponderEliminar